Ser comissária aos 18
- carolinasevero
- 21 de nov. de 2015
- 4 min de leitura

Esse é o mês ideal para eu escrever esse texto. O motivo é único: Nesse mês de novembro estou completando 1 ano de Gol. 365 dias completos e de pura realização de faculdade de vida.
Certo dia recebi uma mensagem de uma menina de 18 anos que estava cheia de incertezas, dúvidas e insegurança pelo fato de ter 18 anos e querer ser comissária. Achou que sua idade poderia ser um empecilho. Comum e normal... Achei e já senti o mesmo.
Mas aqui estou, com 19 anos completos neste ano, fazendo 1 ano de voo. Portanto, a idade não é um empecilho. Há uma frase da Bel Pesce que diz muito referente a isso: "Idade é algo interessante. Carregamos esse número conosco e, junto com ele, vem certas crenças. Alguns acham que, se você é jovem, é inexperiente e imaturo. E, se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar". Conclusão: Não se preocupe com a sua idade e, principalmente, com essas generalizações e padronizações que vem daqueles que irão muito te desencorajar por pensarem assim.
Antes da idade, está a paixão, respeito, foco e determinação pelo sonho. É preciso apaixonar-se por aquilo que queremos como caminho da nossa vida. Afinal, escolher é algo muito sério. E apaixonar-se também. É sentimento envolvido e atitude também. Portanto, leve a sério.
Quando decidi investir na carreira de comissária eu tinha 17 anos. Ouvi muitos comentários negativos de toda ordem, gênero, número e grau. Me preocupei? Prestei atenção? Pela primeira vez que resolvi, definitivamente, não dar atenção para os outros, foi o momento em que as coisas realmente aconteceram da melhor e devida forma. Coloquei o amor pelo meu sonho em primeiro lugar e levei isso a sério. Esse foi o combustível para seguir em frente.
No momento que a prática para a realização do meu sonho começou, era hora de esquecer a idade. Afinal, independente da idade eu devia ter a postura, a conduta e a responsabilidade exigida. Toda escolha determina o que vem seguida, assim sendo, se escolhi ser comissária de voo, preciso corresponder minhas atitudes a isso. Simples assim.
Fácil escrever, não é? Mas para que tudo seja transmitido na melhor e maior transparência antecipo e enfatizo dizendo que não é fácil. O segredo está aqui: Suor e renúncias.
Meu "paidrasto" sempre diz: Cada escolha é um renúncia. E realmente é! Com 18 anos, acabamos a pouco o ensino médio, o nosso mundo ainda é limitado. Sendo assim, é realmente difícil renunciar certas coisas. Perguntas como: Será que vai valer a pena? Está certo mesmo eu estar no presente, cuidando tanto do futuro?
Normal nos questionarmos de tal maneira, o que não pode acontecer é permitirmos que isso nos abale de modo a deixar de agir. Lembre-se: Qual é o preço que estou disponível a pagar pelo meu sonho?
As tarefas do dia a dia não podem deixar que os nossos planos de longo prazo sejam esquecidos e deixados para depois, por isso, é preciso suor. Suor para fazer a diferença. Suor para fazer aquele detalhe; O suor aliado ao detalhe é o segredo para o sucesso. E é incrível, normalmente no momento de fazer a diferença que surge aquela maldita preguiça.
Relato tudo isso, porque fiz do suor, do equilíbrio e das renúncias meu combustível. Hoje, o resultado é estar exatamente onde sonhei. Renunciei muitas coisas, porém me permiti a viver o meu sonho... Minha idade realmente não foi fator preocupante e influente (Só tive que esperar até os 18 anos para ser comissária por questão de uma ordem superior hehe).
Entretanto, hoje, em meio ao cenário da aviação, me sinto uma formiguinha, não sei se é pelo fato da idade ou se é pelo fato de eu não ter tido uma experiência profissional anterior. Mas confesso que é tudo muito diferente e até assustador. Afinal, sou segurança de voo, se qualquer coisa vir a acontecer, o comando de uma evacuação e a responsabilidade por abrir uma das portas é toda minha. As perguntas que recebo dos passageiros são das esperadas às mais inesperadas e eu, na postura de profissional, devo saber responder todas da melhor forma... Tudo isso assusta, mas ensina. Ensina a ter jogo de cintura. Ensina a ter assertividade. Ensina a dar um basta em alguma situação mas com cautela e elegância... Por isso é uma verdadeira faculdade de vida. AMADURECE!
Sinto a maturidade na pele todos os dias, ao sair e ao chegar no avião, ao entrar e ao sair do hotel, ao me apresentar e agradecer pelo voo para cada tripulação. Além disso, voo com pessoas que possuem a idade dos meus pais, alguns até dizem: quando eu comecei a voar tu nem era nascida ou, ainda, quando tu nasceu, eu já tinha oito anos de voo. Nesses momentos eu penso na minha idade, mas não como um fator preocupante... Como um fator e motivo de muita gratidão.
Contudo ser comissária aos 18 anos é uma aventura de constante aprendizado que vale muito, completamente e significativamente a pena!


NÃO SE PREOCUPE COM A SUA IDADE! AME O SEU SONHO E LEVE ELE A SÉRIO!
FAÇA DO SUOR, DAS RENÚNCIAS, DO EQUILÍBRIO E DO FOCO SEU COMBUSTÍVEL!
Comments