Dicas do coração!
- carolinasevero
- 6 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Todo processo seletivo é sinônimo de nervosismo e, inclusive, estresse emocional para a maioria daqueles que estão a procura de uma vaga no mercado de trabalho. As dicas são muitas e quando lidas querem ser seguidas da melhor forma. Entretanto, antes das dicas, vale lembrar que está a sua personalidade aliada a sua capacidade de fazer a diferença.
Quando ouvia meus pais, irmãos e amigos falando de entrevista de trabalho sempre me vinha um frio na barriga, pelo fato de eu ser tímida e não gostar da posição de concorrência perante outra pessoa. Assim sendo, ao receber o email da Gol a primeira coisa que pensei foi que teria que ler muito sobre a experiência de outras pessoas com entrevista de trabalho para, posteriormente, eu me preparar. Foi isso que fiz. Li, pesquisei sobre, filtrei e peguei as ferramentas necessárias e agregadoras para a minha preparação.
Entre toda e qualquer dica há essa: Nunca deixe de ser você mesmo.
VERDADE!
Como todos sabem, basta colocar no Google que blogs, vídeos, textos, etc irão surgir carregados de dicas. Há um lado bom, porém há um lado ruim. Quanto mais dicas ler, maior terá que ser o filtro, ou seja, não basta apenas ler as dicas e querer segui-las sem levar em conta como tu és, como é a tua personalidade. As dicas podem ser válidas para todos na teoria, porém na prática, cada um irá agir diferente e é isso que merece relevância.
Portanto, SEJA VOCÊ MESMO! É clichê, mas é importante e no momento da seleção, muitos esquecem.
Além disso, no momento de preparação para a entrevista pense: O que a profissão exige de mim? O que os outros esperam? Comece pensando nos pré-requisitos básicos que são aqueles que todos irão fazer e depois se atente para os detalhes. Quanto mais riqueza de detalhes da sua parte, maior autenticidade você terá. Lembre-se detalhes são simples atitudes que quando vistas no contexto se tornam grandes. Aquela velha lição de vida: As coisas pequenas, na verdade, são grandes.
Outra dica simples: Mostre entuasiasmo. Seja através de um bom dia, de um sorriso, da postura... Mostre entusiasmo. Mostre a satisfação em estar fazendo parte daquele contexto e grupo de pessoas. Porém tudo com naturalidade, afinal SEJA VOCÊ MESMO.
A fase das dinâmicas em grupo é a fase mais desafiadora e subjetiva, afinal não sabemos em que e como estamos sendo avaliados. Portanto, não mostre quem você não conseguirá ser durante os dias de trabalho, caso conquiste a vaga. Se você for realmente, não precisará falar, basta agir e os outros perceberão. Há uma frase do livro da Disney que diz: "Aquilo que você faz ressoa tão forte sobre sua cabeça que não consigo ouvir as palavras que você pronuncia".
Defino as dinâmicas de grupo em uma palavra: EQUILÍBRIO. Equilíbrio entre falar e ouvir. Entre falar e ouvir, opte por ouvir e quando estiver ouvindo, olhe no olho de quem está falando. Equilíbrio entre sorrir e estar sério; quando houver motivos para sorrir, não perca a oportunidade, sorria! (nossa profissão é caracterizada por esse gesto). Equilíbrio entre dar sua opinião e aceitar a do outro. Equilíbrio entre ser o primeiro e ser o último. Equilíbrio... Nunca é demais!
Quanto a apresentação pessoal... Tenha postura! A postura te trará a elegância que nenhuma roupa traz. Agora imagine estando com a roupa padrão e com postura? A primeira impressão já será de total positividade! Muitas são as dicas quanto maquiagem para as meninas, de não utilizar cores muito fortes, evitar o batom vermelho, etc... Minha opinião quanto a isso é que a postura está em primeiro lugar!
Tudo parece muito clichê, mas na prática, com nervosismo, pressão do ambiente, estresse emocional, o básico é o primeiro a ser esquecido e é o básico que faz a diferença.
SEJA SIMPLES, PORÉM FASCINANTE!
Lembre-se dessas palavras quando estiver indo para o processo seletivo: Fé, potencial, sonho, positividade, foco, determinação, entusiasmo, detalhes, diferença, simplicidade, concentração, simpatia, educação... SORRISO!
Comments